Como lavar roupa na máquina? Passo a passo completo para iniciantes

A humanidade já avançou o suficiente para garantir facilidade naquelas tarefas que não são agradáveis, mas são essenciais para a nossa vida. Especialmente para quem não conta com uma profissional da limpeza em casa, a máquina de lavar roupa é a segunda melhor invenção do homem, perdendo apenas para a roda. 

Entretanto, para que todas as funcionalidades do eletrodoméstico sejam aproveitadas e a sua roupa fique com aquele aspecto de nova em cada lavagem é essencial saber utilizar corretamente a máquina de lavar roupa. Não existem segredos ou mistérios, mas um guia bem explicado pode mudar de vez a sua rotina.

Pensando nisso, nossa equipe preparou um conteúdo completo sobre como lavar roupa na máquina, incluindo um passo a passo do uso do eletrodoméstico e dicas daquelas que a mãe dá para o filho que vai morar sozinho. Vamos lá?

1 – Separação das roupas

Os principais problemas com a lavagem das roupas estão na separação incorreta das peças. Montar grupos de roupas por cores e tipos de tecido garante uma maior eficiência da máquina e a preservação do aspecto original. Além disso, como será dito no próximo passo, a programação da lavagem depende diretamente de uma correta separação das roupas.

Algumas máquinas de lavar roupa trazem no seu painel de comandos a opção de programas para determinados tipos de tecido. Leve este fator em conta na separação das peças, afinal é uma recomendação do próprio fabricante do eletrodoméstico.

Para quem procura como lavar roupa do zero, o seguinte checklist na separação das peças vai ajudar:

Roupas brancas: As roupas brancas devem ser lavadas separadamente de outras peças. O motivo disso, é que algumas camisetas e calças podem soltar tinta durante o processo de lavagem e em contato com roupas brancas, o resultado é dos mais desastrosos possíveis. 

A recomendação é sempre começar a lavar a roupa por esse grupo de peças. Não confunda branco com tons pastéis ou bege, o mínimo de cor pode transformar aquela camisa social branca que serve para tudo em uma tela do Romero Britto. 

Tecidos delicados: Não é uma boa ideia lavar a sua camisa de seda no mesmo ciclo da blusa de moletom, Os tecidos delicados devem ser separados de outros mais pesados, como é o caso das roupas íntimas em geral e peças de verão. 

Outra dica é evitar a lavagem dos tecidos delicados junto com peças de estampa pesada, o motivo é o mesmo das roupas brancas. Algumas etiquetas das peças citadas trazem instruções sobre como deve ser realizada a lavagem, se estiver em dúvida, vale a pena verificar. 

No geral, esses são os tecidos que precisam de mais atenção na lavagem:

  • Seda;
  • Cetim;
  • Chiffon;
  • Lã;
  • Chamois; 
  • E veludo.

Peças pesadas: Roupas de cama, toalhas de mesa e calças jeans também devem ser lavadas separadamente. Sabe aquele seu casaco perfeito para os dias mais frios? O ideal é separá-lo das demais peças. 

A separação das peças pesadas garante mais eficiência durante a lavagem, evitando que o equipamento se sobrecarregue com peças que demandam ciclos mais lentos.

2 – Programando a lavagem

Seguindo o passo a passo para lavar roupa, chega a hora de programar o ciclo na máquina de lavar. Como dito, o passo anterior é para facilitar a sua vida nesta etapa. Todas as máquinas contam com algumas opções de programação para os tipos de tecidos separados anteriormente, cabe a você entender qual a melhor opção possível.

Pode ser que na sua máquina de lavar a nomenclatura esteja diferente, porém a ideia é a mesma das presentes aqui no guia sobre como lavar roupa. A escolha do ciclo adequado é o que vai garantir o melhor uso dos produtos de limpeza e a preservação das suas roupas preferidas

Programa suave: Ideal para as peças mais sensíveis, aqui o ciclo é delicado e preserva suas roupas íntimas e camisas de seda. Esse ciclo é a resposta para quem busca por como lavar roupa de recém nascido.

Programa rápido: Camisetas do dia a dia, roupas de academia e outras peças que precisam de lavagem diária são ideais para este ciclo. 

Programa para roupas brancas: Essa opção não está disponível em todas as máquinas de lavar, mas caso a sua apresente essa função, pode usar a vontade. A sua utilidade é justamente preservar o branco das roupas, evitando qualquer tipo de mancha ou incidente. 

Programa para roupas coloridas: Lavadoras mais modernas também possuem um ciclo próprio para roupas coloridas, caso contrário, aposte no programa padrão. Vale ressaltar, que em hipótese alguma você deve misturar as roupas brancas com coloridas, já falamos isso mas é importante reforçar, não queremos nenhum acidente durante a lavagem. 

Programa para roupas pesadas: O ciclo lento, com maior tempo de molho e agitação, é a opção ideal para as peças pesadas que precisam de mais tempo na lavagem. Essa opção economiza água e eletricidade em relação às demais na limpeza de peças complexas. É bom para a durabilidade da sua máquina de lavar, qualidade do resultado e para o seu bolso.

3 – Após a lavagem, não esqueça de organizar as suas roupas

Essa é uma dica que você não encontra em qualquer lugar. Sabe qual é o melhor jeito de garantir que as suas roupas continuem limpas e cheirosas por muito mais tempo? Mantendo o guarda-roupa bem organizado. Quando acabar de lavar a roupa na máquina, pense na organização das peças dentro do seu armário.

Para quem precisa economizar tempo no dia a dia, a dica é organizar o seu guarda-roupa na mesma configuração dos grupos de lavagem. Divida as suas gavetas entre roupas brancas, coloridas, tecidos leves e pesados. Simples, né? Um jeito fácil de manter tudo bem organizado e ainda economizar minutos preciosos na etapa de separação das roupas.

Outra dica é definir uma frequência para a lavagem de roupas na máquina. Assim, você evita que muitas tarefas se acumulem e ainda garante um armário recheado com opções cheirosas para estar bem vestido nas mais diversas ocasiões. A recomendação é lavar suas roupas ao menos uma vez por semana.

Não esqueça de escolher bons produtos para te ajudar nesse processo. Nossa linha de produtos de limpeza para tecidos é a pioneira no Brasil no cuidado com todo tipo de peça. Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse a linha Semorin, temos produtos para todos os tipos de necessidade e com o preço que cabe no seu orçamento. 

Gostou do conteúdo? Nosso blog está repleto de conteúdos como este, cada um deles elaborado pensando especialmente na resolução dos seus problemas. Além disso, contamos com uma linha completa de produtos de limpeza para a higienização de tecidos. Confira a linha Semorin clicando aqui.

Vamos além de como lavar roupas na máquina, continue resolvendo os problemas da sua casa em: 

  • Esmalte no tecido? Dicas para tirar as manchas mais comuns 
  • 10 dicas para limpar a casa durante a pandemia

Veja também

Roupas

Como tirar ferrugem de panela de ferro: o guia definitivo 

29 de março de 2022

Ver mais
Manchas Roupas

Como tirar manchas de sangue de forma rápida e eficaz

15 de outubro de 2021

Ver mais
Roupas

Como lavar tapete peludo? Guia completo com imagens

27 de junho de 2022

Ver mais