Esmalte no tecido? Dicas para tirar as manchas mais comuns

Você está atrasado para aquela ocasião especial e para não perder mais tempo acaba apostando naquela camiseta que vai bem com tudo. Porém, ao sair na rua, acaba percebendo que o seu look perfeito está sendo arruinado por uma mancha. Quem nunca passou por essa situação, não é mesmo? Por isso, é importante conhecer alguns truques simples, mas que fazem toda a diferença na preservação das nossas roupas e objetos feitos de tecido.

Para eliminar uma mancha é essencial entender do que é feito o tecido e qual o agente causador do problema. Pode parecer complexo, mas na prática é bem simples. Aquela gota de esmalte no tecido, o borrão de café no sofá ou até mesmo a tinta da caneta no bolso da camisa social branca não serão mais problemas.

Antes de tudo, preste atenção na recomendação dos produtos 

A maioria das manchas podem ser removidas com a linha de produtos Semorin, porém é fundamental ter atenção nas recomendações de uso. Cada tecido traz peculiaridades únicas na sua constituição, a formulação de alguns produtos pode prejudicar essa constituição e trazer resultados longe do esperado. Por isso, antes de aplicar qualquer tira manchas, leia atentamente o rótulo e fique ligado nas recomendações de uso.

Como exemplo, vamos resolver um dos problemas mais comuns entre as mulheres: as manchas de cosméticos nos tecidos das roupas brancas. Para eliminar essa mancha no tecido é bem simples, basta aplicar óleo de limpeza facial e depois, aplicar o Tira manchas Semorin White. Esse produto exclusivo Semorin é formulado especialmente para roupas brancas, utilizando o oxigênio ativo, branqueador óptico e uma ampla gama de ativos concentrados para entregas resultados incríveis em apenas uma aplicação. 

Neste caso, a aplicação do tira manchas é exclusiva em roupas brancas. Outra dica que serve para praticamente todos os casos de aplicação de produtos removedores de manchas é não utilizá-los em tecidos que mancham em contato com água, como o couro, veludo, cetim, lã e seda. 

Como tirar manchas de esmalte no tecido?

Agora você já sabe que existe uma linha de produtos completa para retirar manchas de tecidos, seja na roupa, sofá ou até mesmo no tapete. Porém, na correria do dia a dia é bom conhecer alguns truques para resolver o problema com materiais que temos em casa, mesmo que não seja com a mesma eficiência.

Para eliminar a mancha de esmalte no tecido o passo a passo é bem simples:

  • Coloque um cubo de gelo sobre a mancha para endurecer o esmalte. Nem pense em limpar o esmalte quando ainda molhado, o resultado vai ser a transformação do tecido em uma verdadeira obra do Picasso.
  • Com o esmalte já seco, retire com uma pinça os pedaços de tinta que saírem com facilidade. Tome cuidado para não puxar os fios do tecido.
  • Separe um pano macio com acetona e teste numa área discreta da roupa, assim evitamos problemas como a perda de cor do tecido..
  • Com o pano macio embebido em acetona, aperte delicadamente a região da mancha. Não esfregue ou friccione o local, o contato prolongado da substância com o tecido pode ocasionar danos. Caso seja necessário, repita todo o processo. 

Pronto, o esmalte já estará longe do seu tecido. Para melhores resultados, complete a limpeza com uma lavagem completa do tecido, assim elimina-se o restante dos resíduos de tinta. 

Manchas de desodorante

Tecidos delicados sofrem com a pesada formulação dos desodorantes. Para tirar esse tipo de mancha é necessário ter muito cuidado. Um bom truque caseiro é utilizar suco de limão e bicarbonato de sódio.

Primeiro comece estendendo a peça de roupa sobre uma mesa para identificar as regiões manchadas. Depois vamos montar o nosso tira manchas improvisado com uma porção de suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio. Com uma escova de cerdas macias, esfregue delicadamente a mistura na região das axilas e deixe agir por 5 minutos. Após essa etapa, retire o excesso da fórmula em água corrente. 

Bem fácil, né? Assim como no caso das manchas de esmalte, recomendamos a lavagem completa da peça para um resultado incrível. 

Manchas de mofo nos carpetes 

Esse é um dos tipos de manchas mais complicados de serem removidos, pois além do fator estético, o mofo pode provocar odores nada agradáveis. Aqui é necessário potência e muita atenção na limpeza. O único produto do mercado que consegue trazer ótimos resultados em pouco tempo é o Limpa tapetes, carpetes e estofados Semorin. Formulado para remover a seco as sujeiras e gorduras mais difíceis, o queridinho da linha Semorin é aquele tipo de produto obrigatório em toda casa brasileira.

Com o  Limpa tapetes, carpetes e estofados Semorin em mãos, comece a remoção da mancha varrendo ou aspirando toda a área do carpete, assim você garante uma melhor absorção do produto. Após essa etapa, aplique uma pequena quantidade do produto em uma área discreta do carpete, para evitar reações indesejadas. Com uma escova e cuidado para não encharcar, aplique o produto sempre na mesma direção. Por fim, deixe agir por 5 minutos e retire o excesso com um pano úmido ou aspirador. 

Bem simples, né? Recomendamos que antes de usar o produto, proteja a base dos móveis próximos ao carpete, com plástico. Queremos eliminar a mancha de mofo e não a tinta da sua estante. 

Manchas de caneta na camisa de algodão

As camisas de algodão são figurinha carimbada em qualquer guarda-roupa. Infelizmente, você não é o único que já sofreu com manchas de caneta e tintas em geral que acabam com o aspecto da roupa. Para eliminar esse tipo de mancha existe um truque caseiro daqueles que toda avó guarda com sete chaves.

Primeiro, deixe a roupa de molho no leite morno por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, confira o resultado obtido e caso seja necessário repita o processo. Por último, lave normalmente a camisa.

Simples, né? Quem diria que o leite poderia agir como um ótimo tira manchas. A solução de suco de limão e bicarbonato de sódio também pode ser útil neste caso, lembrando sempre de testar previamente a fórmula em uma região escondida da camisa. 

Por último, o tão temido café

Deixamos o mais temido para o final, manchas de café costumam significar a aposentadoria de uma peça de roupa ou um problemão para os sofás com tecido claro. Porém, assim como as outras manchas, existem formas de recuperar o aspecto natural do tecido.

Primeiro uma dica para resolver o problema na hora. Assim que o café cair no tecido, jogue água quente por cima da região manchada. O calor e a pressão da água vão contribuir para o desprendimento da mancha. Simples, né? Agora você já sabe como tirar a mancha de café de sofá e roupas imediatamente. 

O nosso parceiro cubo de gelo também pode ser utilizado neste caso. O príncipio é o mesmo, primeiro retire o excesso do café com um papel toalha e, em seguida, esfregue o cubo de gelo na região manchada. Faça todo o processo com cuidado e delicadeza.

Para casos mais complexos, o melhor parceiro é o Tira manchas Semorin Tradicional. O carro chefe da linha Semorin tira manchas é o pioneiro do segmento no Brasil. E como nenhuma réplica se compara com a original, este produto resolve os seus problemas com uma formulação concentrada e bico aplicador que chega em qualquer cantinho do sofá ou camisa. 

Usar o produto é bem simples, basta aplicar diretamente o tira manchas no tecido ainda seco e deixar agir entre 5 e 30 minutos. Não esqueça de escovar o produto com uma escova de cerdas macias. Com água corrente, retire o excesso. Caso a mancha de café persista, repita o processo e finalize com uma lavagem habitual.  

Esteja preparado para tudo com a linha Semorin 

Pronto, agora esmalte no tecido, manchas no sofá e outros problemas que causam uma dor de cabeça enorme já estão riscados da sua lista. Aproveite para conhecer a linha completa Semorin, os produtos mais eficientes do mercado para a remoção de manchas em tecido estão aqui.

Veja também

Manchas Roupas

Como remover manchas? Semorin explica!

21 de junho de 2024

Ver mais
Casa Manchas

Lavagem de persianas: o jeito mais fácil de limpar persianas

22 de fevereiro de 2022

Ver mais
Manchas Roupas

Pré-lavagem: aprenda como fazer!

17 de abril de 2024

Ver mais