Lavagem de persianas: o jeito mais fácil de limpar persianas

As persianas são opções incríveis para decorar a casa ou escritório. Independente do material ou tamanho desse tipo de cortina, alguns cuidados são essenciais para garantir a sua durabilidade e estética assim como no dia em que saiu da loja. Dentre esses cuidados, o principal e que mais levanta dúvidas é a lavagem de persianas.

Além da importância na preservação do objeto, o processo de lavar as persianas também é importante para a nossa saúde. Problemas com alergia no cômodo da persiana? O motivo pode ser a falta de uma boa faxina. Para solucionar esse problema não é necessário nenhum serviço profissional de limpeza.

Quer economizar tempo e ainda obter o melhor dos resultados na lavagem de persianas? Continue conosco, nossa equipe preparou um guia completo de lavagem para você revitalizar o visual da sua persiana e trazer mais aconchego para qualquer ambiente. Vamos lá!

Antes de lavar a persiana um aviso importante

Assim como qualquer outro processo de lavagem, higienizar as persianas exige alguns cuidados. O mais importante é escolher bons produtos de limpeza para te ajudar. Os produtos de limpeza são a principal ferramenta para fazer com que toda técnica de limpeza funcione e uma escolha errada pode gerar prejuízos enormes.

Não são poucos os casos de brasileiros que entram em contato com o nosso Instagram para relatar que o uso de outros produtos de limpeza acabou com as cores da sua persiana ou até mesmo produziram danos estruturais no objeto.

Por isso, não se arrisque! Escolha a Semorin para te ajudar na limpeza. Nesse guia vamos utilizar os seguintes produtos e utensílios:

  • Aspirador de pó
  • 1 bucha
  • 1 balde
  • Água
  • Panos para secagem

Guia completo: lavagem de persianas

O primeiro passo é identificar o tipo de construção da persiana, isso vai ajudar a adaptar os passos do nosso guia e obter os melhores resultados. Dois pontos são essencialmente importantes para descobrir: a disposição da persiana e o material em que ela é construída.

Quanto à disposição, existem duas opções: as persianas verticais ou as persianas horizontais. A principal diferença entre elas é a facilidade em montar e desmontar. No caso das persianas verticais, o ideal é tirar as lâminas do trilho durante a lavagem, no horizontal a recomendação é realizar todo o processo de limpeza sem a desmontagem.

Já quanto ao material de construção, as opções são mais amplas e apenas se limitam pela criatividade das lojas de decoração. Existem persianas de PVC, construídas em madeira e até mesmo modeladas nos mais diferentes tecidos. Esse ponto é importante para definir quais serão os materiais de limpeza utilizados para obter o melhor resultado.

Com os devidos apontamentos realizados, vamos para o guia.

1 – Vamos começar acabando com o pó.

É comum que com o passar do tempo, uma grande quantidade de pó se acumule na persiana. Para resolver esse problema é bem simples: utilize o seu aspirador de pó. Caso você não tenha esse equipamento em casa, um espanador ou até mesmo um pano umedecido com água pode cumprir essa função. Independentemente do método escolhido, o importante é garantir que todo o pó tenha sido removido. Para não correr o risco de danificar o material da persiana, utilize utensílios macios nessa etapa.

2 – Chegou a hora da limpeza

Com o Detergente pré-lavagem Semorin em mãos vamos lavar a sua persiana em menos de 5 minutos. Aplique o detergente no material da persiana até que ela fique bem molhada. Deixe o produto agir por dois minutos.

Após essa etapa, adicione detergente comum em um pano umedecido com água. Faça a limpeza sempre no mesmo movimento e nas lâminas individualmente, garantindo a mobilidade da sua mão sempre na mesma direção de cima para baixo.

Caso a sua persiana seja construída em tecidos e alguma mancha esteja roubando aquele visual único da peça, temos uma dica adicional: O Tira Manchas Tradicional da Semorin é ideal nesse tipo de trabalho específico, em que você precisa de uma solução rápida para um problema incômodo.

Aplique o Tira Manchas Tradicional Semorin no tecido ainda seco e deixe agir entre 5 e 30 minutos, enquanto você escova com uma escova de cerdas macias, evitando que o produto seque no tecido. Após essa etapa, enxágue para retirar os resíduos da mancha. Simples assim, caso seja necessário repita mais de uma vez o processo. Identificou uma mancha? Então comece aplicando o Tira Manchas Tradicional Semorin.

3 – Vamos secar

Por fim, temos o processo de secagem. Esse é um dos pontos que também varia conforme o material no qual a persiana é construída. Em geral, a dica é passar um pano seco e pendurar novamente a persiana com as janelas abertas, permitindo a secagem natural, mas sem o contato direto com o sol.

Caso a persiana tenha sido molhada um pouco mais do que o planejado, o ideal é deixa-la em uma área com sombra antes de pendurar novamente, seguindo o mesmo processo de secagem com um pano macio.

A lavagem de persianas é bem simples. Com essas dicas, esse será um problema a menos no seu dia a dia.

Como cuidar de persianas: 3 dicas para o dia a dia

1 – Inclua a limpeza de persianas no seu cronograma de faxina

Ter um cronograma de faxina é o primeiro passo para economizar tempo em toda a limpeza da casa. Incluir a lavagem de persianas dentro desse cronograma é fundamental. Dessa forma, além de evitar que a sujeira se acumule e fique difícil atingir bons resultados com a lavagem em casa, ainda é possível organizar de forma prática as tarefas do seu dia.

Nossa equipe produziu um cronograma de faxina completo para você, incluindo indicações de dias para as principais tarefas da casa. Clique aqui e acesse o cronograma utilizado por empresas de faxina profissionais totalmente de graça.

 Essa é uma das principais dicas para cuidar de persianas. Quanto maior for o cuidado no dia a dia, menores serão os problemas acumulados ao longo do tempo. E vamos combinar, com esse processo de lavagem completo que você aprendeu com o artigo, a limpeza de persianas ficou muito mais fácil.

2 – Atenção com os cuidados preventivos

Prevenir é sempre a melhor opção. Por isso, alguns cuidados diários para prevenir manchas e sujeiras nas suas persianas são fundamentais. Os mais óbvios são evitar o consumo de alimentos com cores fortes próximos das persianas e sempre fechar as janelas em dias de chuva. Porém, os cuidados preventivos podem ir um pouco além.

Pense em como é o fluxo dentro da sua casa ou escritório e distribua as suas persianas conforme esse fluxo. Na sala de estar, por exemplo, existe um grande fluxo de pessoas que aumentam as chances de acidentes. Neste caso, a melhor opção é preterir por persianas escuras e de materiais sólidos.

Já no quarto, é possível adotar persianas de tecidos e claras. Pense em todas as cortinas e persianas disponíveis no seu ambiente e realize essa distribuição.

Tenha sempre na sua dispensa os materiais de dispensa que foram citados ao longo do guia. Dessa forma, você garante a realização da lavagem de persianas conforme o tempo indicado no seu cronograma de limpeza. Além disso, a limpeza imediata de manchas facilita todo o processo de higienização da área afetada.

3 – Mantenha contato com o fabricante

Ainda tem a embalagem com o contato do fabricante da sua persiana? Essa é uma ótima notícia. Os fabricantes desse tipo de produto sempre indicam algumas dicas específicas para um melhor cuidado com a peça. Por isso, é uma ótima decisão entrar em contato com o fabricante e entender no detalhe quais são os melhores caminhos para anos e anos com a mesma e bonita persiana decorando o ambiente.

Gostou do conteúdo?

É uma alegria enorme ter você aqui conosco. Quer mais dicas para organizar a limpeza da sua casa e dos principais objetos de decoração? Então vá além da lavagem de persianas e leia: Como limpar o tapete em 5 minutos

Limpeza residencial: técnicas profissionais para você que odeia perder tempo faxinando

Abraços e até a próxima leitura!

Veja também

Casa

Limpeza da caixa de gordura: 5 dicas que você precisa saber

2 de março de 2022

Ver mais
Área externa Casa

Como limpar grelha de churrasqueira? 

14 de julho de 2022

Ver mais
Casa

10 dicas para limpar a casa mais rápido

15 de outubro de 2021

Ver mais