Limpeza residencial: técnicas profissionais para você que odeia perder tempo faxinando

Você já ouviu falar na limpeza residencial? Esse conceito de serviço é aquilo que pode salvar os seus fins de semana de serem ocupados por intermináveis faxinas. Além de um serviço que pode ser contratado através de diversas empresas, a limpeza residencial traz técnicas que quando aplicadas por você, economizam tempo, dinheiro e esforço durante a limpeza da casa.

Existem alguns truques e técnicas utilizados pelos principais profissionais do segmento de limpeza que podem tornar esse momento mais fácil e eficaz. E como dica boa é sempre bem vinda, nossa equipe preparou um conteúdo especial sobre limpeza residencial. Confira dicas para otimizar a limpeza da sua casa, checklist de materiais para você preencher antes de começar a limpar e técnicas profissionais de limpeza residencial.

4 técnicas profissionais de limpeza residencial

Reunimos nosso time e selecionamos as 4 técnicas profissionais para uma faxina completa e rápida. Assim, ao invés de perder toda uma manhã de domingo limpando a casa, aproveite para reunir a família e aproveitar um bom churrasco. Vamos lá?

1 – Tudo começa com os materiais corretos

Pode parecer óbvio, mas grande parte das dificuldades de uma faxina lenta ou de baixa qualidade parte desse problema: uma má escolha dos materiais. Com certeza você já passou alguns minutos tentando tirar uma mancha que simplesmente não saia por nada, certo? Provavelmente isso foi um problema na escolha dos materiais.

Além disso, bons materiais facilitam o processo de limpeza, sem forçar movimentos repetitivos que podem gerar até pequenas lesões. O ideal é sempre ter em mãos o material correto para cada tipo de higienização.

Limpeza residencial

Comece sempre pelas ferramentas que te ajudam nos movimentos de limpeza, são as principais: panos de chão, baldes, esponjas, vassouras e rodos. Conforme os pisos e paredes da sua casa, alguns cuidados específicos podem ser necessários. No caso dos pisos de madeira e porcelanato, por exemplo, as vassouras com cerdas macias são as mais indicadas para evitar arranhões indesejáveis.

Com as ferramentas devidamente separadas, chegou a hora de selecionar os produtos de limpeza. Comece pela escolha de uma boa marca. Nessa etapa, somos suspeitos para falar, afinal, a Semorin há mais de 56 anos está presente nos lares brasileiros facilitando a vida de quem cuida da casa com carinho e atenção.

Após a seleção da marca, pense na configuração da sua casa e adicione produtos específicos a lista básica de produtos que são usados em praticamente qualquer faxina: álcool, detergente, desengordurante, sapólio, água sanitária, limpador multiuso e desinfetante.

Sua casa está com as janelas e a estante de vidro sujas? Adicione o Limpa vidros Byts na lista. O problema é com a churrasqueira da área externa? O Limpa churrasqueiras Byts resolve o seu problema. Antes de passar para o próximo passo, analise cada uma das necessidades de faxina da sua casa, assim você se livra de uma série de perrengues antes mesmo de começar a limpeza.

2 – O padrão de movimentos para melhores resultados

As empresas profissionais de limpeza residencial utilizam um padrão de movimentos em seus serviços para garantir ótimos resultados quaisquer que sejam as condições do ambiente. Ter acesso a esse manual de trabalho é como ter acesso ao livro de receitas de uma super chef de cozinha antes de um almoço em família. E é justamente por essa importância que vamos revelar o passo a passo para você.

Inicie a faxina do canto mais distante do cômodo, pois assim você evita pisar no local que acabou de limpar, se protegendo de escorregões e ainda preservando o seu bom trabalho na higienização. Além disso, dessa forma você garante que nenhum cantinho seja esquecido na hora da faxina.

Já no canto mais distante do cômodo, faça todos os movimentos de limpeza no sentido horário, assim como corre os ponteiros do relógio. Mantendo esse padrão de movimentos, você acumula a sujeira sempre na mesma direção, tornando mais fácil a posterior retirada dos resíduos do cômodo. Soma-se a isso, a gigante economia de tempo em evitar retrabalhos frutos de movimentos aleatórios, um dos erros mais comuns para quem não está acostumado a limpar a casa.

Para terminar o nosso guia de limpeza do cômodo temos uma última dica: faça a limpeza residencial de cima para baixo. Lembra que um dos nossos objetivos aqui é não pisar no chão molhado para evitar acidentes e preservar o seu trabalho na limpeza? Então deixe essa parte justamente para o final, quando as estantes, teto, paredes, ventiladores e vidros já estão devidamente higienizados. O chão, por mais que seja uma das partes mais trabalhosas na limpeza, deve ser a última etapa da faxina, seguindo todas as dicas que já contamos para você.

3 – A melhor técnica para lavar louça

Lavar a louça é uma das partes mais trabalhosas na faxina, sabemos muito bem disso e por isso vamos te ajudar. As dicas sobre separar os materiais e repetir um mesmo padrão de movimentos também vale para essa etapa. Mas, como estamos falando de materiais delicados, é necessário ir um pouco além.

Primeira e mais importante dica: Nunca deixe a louça acumular. Um dos princípios do funcionamento do nosso cérebro é evitar tarefas grandes para economizar energia. Por isso, quanto maior for a pilha de louça, menor será a sua vontade de começar essa tarefa. Procure ir lavando os utensílios que não serão mais utilizados enquanto você cozinha.

Mulher lavando louças

Utilizar um papel toalha para retirar o excesso de alimentos da louça é outra dica importante, sendo uma forma de evitar que a pia e esponja fiquem suja com os alimentos. Essas dicas também servem para quem utiliza a máquina de lavar louças.

Começando a parte prática, vamos a um método de limpeza bem simples e eficiente:

1- Organize toda a louça em três grandes grupos: panelas, copos e talheres e no último grupo, os pratos. Assim você evita que os utensílios sujem uns aos outros. Aquela panela de macarrão não deve entrar em contato com mais nenhum talher ou prato. Caso contrário, o seu trabalho será dobrado.

 Ainda nessa etapa, recomendamos que você não empilhe os pratos, pois assim eles acabam sujando mais, e deixe-os com uma mistura de água e detergente para que a sujeira seja removida enquanto você trabalha no restante da louça

2 – A ordem de limpeza é a seguinte: grupo dos copos e talheres, pratos e por último, as panelas. Sempre ensaboe um item por vez, especialmente os mais delicados. Com todos ensaboados, pode enxaguar.  Como deixamos os pratos de molho na solução de detergente e água, o trabalho nesse grupo será bem menor.

No caso das panelas, pode ser que você encontre algumas dificuldades, afinal a gordura pode acumular no fundo do utensílio. Para isso, a primeira técnica do texto faz toda a diferença: Não tem jeito, nesses momentos é a Semorin que está com você. Temos uma linha completa de desengordurantes, para limpezas pesadas de panelas e utensílios se tornarem simples e eficientes, o Limpa Inox e Alumínio 2×1 é o companheiro perfeito.

3 – Por fim, temos a limpeza da pia. Após guardar toda louça no devido lugar e com todo o cuidado possível, vamos para a última etapa. Para lavar a pia, o ideal é ter uma esponja única, evitando a contaminação por bactérias e facilitando o processo como um todo. Realize os movimentos no sentido horário e caso seja necessário, utilize o papel toalha para retirar os resíduos dos alimentos antes de molhar. Essa é a etapa mais simples, porém também é aquela que garante um visual espetacular para a sua cozinha.

Em caso de ferrugens na pia, basta adicionar mais uma etapa nesse processo de limpeza, com a aplicação do Byts Tira ferrugem. Com fórmula potente e aplicação simples, o produto é o único do mercado com o propósito único de remover manchas de ferrugem em geral.

Basta adicionar algumas gotas do Byts Tira Ferrugem sobre a mancha e deixar agir por cinco minutos. Em sequência, enxágue com água e use um pano úmido para retirar o resto do produto. Caso seja necessário, repita o mesmo processo. Pronto, mais um problema resolvido com a eficiência de uma limpeza residencial profissional e toda a economia em fazer você mesmo. 

 4 – Dificuldade em limpar o seu tapete? Temos a solução 

Essa dica é especialmente para uma leitora do Blog que foi até o nosso Instagram e perguntou: Como posso limpar o meu tapete com a mesma velocidade e qualidade de uma limpeza residencial profissional? Temos a solução.

Para o melhor resultado possível, vamos utilizar o Semorin Limpa Tapetes. Antes de aplicar o produto, organize a área do tapete que será limpa. No caso de mesas, cadeiras, ou itens de decoração, retire-os do tapete, deixando a superfície livre. Após essa etapa inicial, aspire todo o tapete. Caso você não tenha um aspirador de pó, uma vassoura de cerdas macias dá conta do trabalho.

Com a superfície inicialmente limpa, vamos ao teste do produto. Para garantir o melhor desempenho do Semorin para limpar o tapete, aplique-o em uma região escondida da peça, deixe agir por cinco minutos e verifique se as cores continuam firmes. Com sinal positivo, podemos continuar.

Selecione uma escova macia e aplique o Semorin Limpa Tapetes, sempre na mesma direção seguindo o sentido horário. É importante não deixar o tapete encharcar, esse é um produto forte e exige um cuidado especial na sua aplicação.

Por fim, deixe agir por cinco minutos e retire o excesso com um pano úmido ou aspirador. O resultado será imediato, um tapete limpo, cheiroso e com aquele aspecto de novo, assim como no dia que saiu da loja. Viu só? Limpar um tapete nunca foi tão rápido e eficaz. 

Checklist produtos de limpeza para começar a faxina

Como prometido no começo do texto, preparamos um conteúdo especial para você. Antes de começar a limpar é essencial ter alguns produtos em mãos. Nada melhor para conferir se é necessário ou não uma ida ao mercado do que um checklist.

Aqui você encontra um checklist para a limpeza residencial completa, incluindo todos os cômodos. Para casos mais específicos, como desengordurar uma bijuteria ou limpar a sua churrasqueira, alguns produtos adicionais podem ser necessários.

checklist de limpeza

Qualidade de limpeza residencial profissional na sua casa

Essas dicas te ajudaram? Nosso blog existe para isso: garantir um dia a dia mais prático para você. Também temos outros textos com dicas incríveis para a faxina da sua casa. Vá além da limpeza residencial e continue lendo em:

10 dicas para limpar a casa mais rápido

Como lavar roupa na máquina? Passo a passo completo para iniciantes

Assim como toda a linha Semorin, nossa equipe preza pela mais alta qualidade. Por isso, deixe o seu feedback sobre o texto e não esqueça de marcar presença nas nossas redes sociais. Abraços!

Veja também

Roupas

Como tirar ferrugem de panela de ferro: o guia definitivo 

29 de março de 2022

Ver mais
Manchas Roupas

Como remover manchas? Semorin explica!

21 de junho de 2024

Ver mais
Manchas Roupas

Esmalte no tecido? Dicas para tirar as manchas mais comuns

15 de outubro de 2021

Ver mais