Fogão enferrujado e com gordura: o que fazer?

A cozinha é o coração de qualquer casa. Infelizmente, com o passar do tempo é comum que as manchas de ferrugem se tornem um problema em um dos principais eletrodomésticos da cozinha: o fogão. Mas, você sabia que esse problema pode ser resolvido de uma forma bem simples? Isso mesmo, chega de fogão enferrujado.

A boa notícia não se restringe às casas dos brasileiros; restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que utilizam constantemente o fogão podem aplicar um método rápido e fácil para remover até mesmo as manchas mais profundas de ferrugem do fogão. 

Para te ajudar, preparamos um guia rápido e simples para resolver o problema com fogão enferrujado e algumas dicas bem especiais para preservar a aparência do protagonista da cozinha. Vamos lá? 

Guia para desengordurar o fogão 

A maior dificuldade na limpeza do fogão é encontrar um produto que facilite esse processo que pode ser muito cansativo. Você provavelmente já perdeu alguns minutos da sua vida com movimentos repetitivos e cansativos tentando resolver esse problema. Felizmente, existe um produto no mercado que foi especialmente formulado para desenferrujar o fogão e o forno, tudo isso de uma forma simples e extremamente efetiva: O BYT`S Limpa Forno e Fogão 2×1. Para o guia vamos precisar de alguns materiais de limpeza:

1 – O primeiro passo é tirar todas as panelas do fogão enferrujado e garantir que ele esteja completamente vazio, desligado e frio. Essa é sobretudo uma medida de segurança, estamos aqui para resolver problemas e não causar mais um.

2 – Segure o frasco na posição vertical, garantindo assim o melhor uso do produto, e aplique o BYT`s Limpa Forno e Fogão sobre todos os locais que apresentam as marcas de gordura.

3 – Com o auxílio da bucha de limpeza, espalhe o produto de maneira uniforme, garantindo que ele se alastre por toda a mancha. Aguarde cerca de 5 minutos para o produto agir e observar você mesmo a mancha desaparecer.

4 – Com o auxílio de outra esponja ou um pano úmido, retire todo o produto suavemente, evitando ao máximo que o mesmo entre em contato com a sua pele. Esse cuidado é especialmente importante em caso de peles sensíveis e com alergias. 

5 – Caso a sujeira ainda não tenha sido completamente resolvida, existe um truque para aumentar a performance do produto. Reaplique o BYT`S Limpa Forno e Fogão seguindo todos os processos e cuidados já indicados, mas dessa vez deixe agir por cerca de 30 minutos.

6 – Pronto, após esses passos o seu fogão estará como no dia em que ele saiu da loja, novinho e preparado para mais longas semanas de uso, garantindo uma cozinha linda e a melhor alimentação possível para você e para quem você ama.

Alguns cuidados devem ser tomados no uso do produto, sua formulação é forte e é importante evitar problemas no contato com o corpo: 

  • CONSERVE FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS.
  • Não ingerir.
  • Evite inalação ou aspiração, contato com os olhos ou a pele. Evite o contato prolongado com a pele.
  • Depois de utilizar este produto lave bem e seque as mãos.
  • Em caso de contato com os olhos e a pele lave imediatamente com água em abundância.
  • Em caso de ingestão, não provoque vômito.
  • Mantenha o produto em sua embalagem original.
  • Não reutilize as embalagens.
  • Mantenha a embalagem fechada em temperatura ambiente.

Depois de desengordurar, vamos resolver o problema do fogão enferrujado

Desenferrujar um fogão é um processo muito mais simples do que parece, sendo possível realizar o processo de limpeza em poucos minutos. Começamos desengordurando o fogão para garantir uma melhor aderência do protagonista do nosso guia: o Semorin Tira Ferrugem.

 O mais tradicional tira ferrugem do Brasil é a melhor escolha para quem deseja ter eletrodomésticos novos a cada limpeza. Resolvendo problemas complexos em poucos minutos, a Semorin é a referência na remoção de ferrugens. Confira o guia de uso:

  • Aplique algumas gotas do Tira Ferrugem Semorin sobre a mancha de ferrugem.
  • Aguarde 5 minutos para fazer efeito.
  • Enxágue com água em abundância.

Simples assim. Caso o problema ainda persista, recomendamos reiniciar o processo mais algumas vezes, o resultado é garantido. Atenção com os cuidados no uso, todas as recomendações de segurança do BYT`S Limpa Forno e Fogão se aplicam aqui, com a adesão  para que você utilize luvas durante a aplicação do produto.

Tenha cuidado na hora de usar o Tira Ferrugem, pois em contato com a roupa, pode ser que manchas apareçam. Recomendamos também o uso de uma roupa velha ou avental na aplicação da substância nas manchas de ferrugem no fogão.

Como evitar manchas no fogão? 

A principal causa das ferrugens é a oxidação. Esse processo químico ocorre naturalmente com o passar do tempo, por isso, em algum momento será necessário cuidar de manchas de ferrugem. Porém, com a limpeza adequada é possível diminuir o problema e a necessidade de higienizações maiores.

O segredo está em manter a regularidade na limpeza. Pelo menos uma vez por semana, faça uma limpeza completa no seu fogão, utilizando produtos de qualidade e algumas das técnicas de limpeza que já falamos por aqui. Confira em: Técnicas de limpeza profissional para você usar em casa.

Além disso, após realizar aquele prato que suja o fogão inteiro, como por exemplo uma macarronada para a família inteira, evite deixar restos de molho, macarrão ou qualquer outro ingrediente no fogão. Isso, além de garantir que a oxidação não seja um problema, ainda evita mal cheiro na sua cozinha.

Por fim, a recomendação é de nunca utilizar produtos inadequados na limpeza do fogão. Produtos que foram formulados para a limpeza do chão ou da pia, por exemplo, contém substâncias que podem danificar o ferro. E uma vez danificado, torna-se difícil recuperar o aspecto original do eletrodoméstico. 

Tome cuidado também com as receitas da internet que prometem resultados milagrosos na limpeza do fogão, muitas vezes a limpeza da ferrugem por parte dessas fórmulas caseiras acontece de uma forma tão forte que acaba destruindo toda a composição do metal, seja ele em inox ou não. Preserve os seus eletrodomésticos e a sua próxima ida às lojas de equipamentos para casa será apenas para renovar os seus eletrodomésticos e não para resolver um problema. 

Gostou? 

Temos dicas como essas para resolver todos os problemas da sua casa. Chega de passar horas limpando o banheiro ou perder tempo com roupas manchadas, o produto certo faz toda a diferença no cuidado com a casa. 

E como a nossa casa é a representação de quem somos, o produto certo faz toda a diferença no cuidado com você. Vá além de como resolver fogão enferrujado e leia:

Melhor produto para limpar banheiro

Como tirar ferrugem de roupas em 5 minutos 

A solução definitiva para tirar ferrugem de inox

Abraços!

Veja também

Roupas

Como lavar roupa na máquina? Passo a passo completo para iniciantes

15 de outubro de 2021

Ver mais
Roupas

Limpeza residencial: técnicas profissionais para você que odeia perder tempo faxinando

8 de fevereiro de 2022

Ver mais
Roupas

Como tirar ferrugem de panela de ferro: o guia definitivo 

29 de março de 2022

Ver mais