Limpeza da caixa de gordura: 5 dicas que você precisa saber

Não tem como escapar, assim como o equipamento em si, a limpeza da caixa de gordura é fundamental para manter a nossa casa organizada e funcional. Sabemos bem da dificuldade dessa tarefa e estamos aqui para ajudar você.

Uma higienização completa da caixa de gordura envolve algumas etapas fundamentais que quando bem realizadas, garantem um resultado de alta qualidade e duradouro. Alguns produtos e utensílios básicos que você tem na sua casa vão fazer a diferença em todo esse processo.

Preparado para arregaçar as mangas e resolver de vez a limpeza da caixa de gordura com praticidade e qualidade final assim como de um serviço profissional? Continue conosco na leitura.

Um aviso sobre a caixa de gordura

A caixa de gordura é a responsável por prevenir entupimentos causados por dejetos da cozinha, protegendo toda a tubulação e impedindo a contaminação da rede de esgoto.

Como a função principal da caixa de gordura é justamente coletar e armazenar a gordura proveniente das atividades na cozinha, a limpeza da estrutura se torna fundamental. Caso contrário, a sua capacidade de operar torna-se reduzida.

Alguns sinais de que a estrutura não está trabalhando como deveria são: a mudança na velocidade de escoamento da água da pia, o transbordar, mau cheiro na cozinha e uma alta quantidade de insetos próximos da instalação. Em casos mais graves, a manutenção inadequada da caixa de gordura pode ocasionar o entupimento completo e danos à rede de canos.

Com tamanha importância, a recomendação é por realizar a limpeza da caixa de gordura em períodos de seis em seis meses nas residências. Lembre-se de ficar atento aos sinais de uma operação incorreta da estrutura.

Como limpar a caixa de gordura?

Antes de qualquer dica, vamos traçar o plano estratégico e para isso é fundamental conhecer bem o nosso objetivo. Existem diferentes modelos de caixas de gordura e com isso o método de limpeza também pode variar.

As mais comuns, e que provavelmente você tem instalada na sua casa, são as caixas de gordura feitas de PVC. Esse material é o mesmo que o utilizado em tubulações e revestimentos de piso. A boa notícia é que a limpeza da caixa de gordura de PVC é a mais simples entre todas as opções, levando cerca de 10 minutos para ser realizada.

Em casas mais antigas, a opção que pode estar instalada ao invés da construída em PVC, é a caixa de gordura em alvenaria. Essa estrutura menos comum, porém, ainda possível de ser encontrada, se diferencia pelos seus encaixes mais complexos e penetrabilidade em relação ao PVC. Na caixa de gordura em alvenaria é provável que você tenha algumas dificuldades para desprender a gordura e recuperar o aspecto original da peça.

Dito isso, selecionamos 5 dicas que servem para ambos os modelos e com certeza vão economizar o seu tempo e ainda garantir um resultado profissional e duradouro.

1 – Comece com bons produtos e equipamentos para proteção

Não existe outra forma de conseguir bons resultados na limpeza da caixa de gordura, é fundamental ter bons produtos. Sabe aquelas receitas milagrosas da internet que prometem resultados melhores do que de qualquer produto de limpeza? Fuja dessas armadilhas. É provável que essas soluções caseiras danifiquem seriamente a caixa de gordura e em pouco tempo você seja obrigado a desembolsar um bom dinheiro na loja de construção.

Para uma limpeza completa e total proteção, vamos utilizar os seguintes produtos e equipamentos:

  •  Luvas de proteção (Látex)
  • Botas ou sapatos que cubram todo o pé
  • Colher de pedreiro
  • Espátula
  • Máscara de proteção
  • Sacos de lixo
  • Pasta Saponácea BYT´S

Vista cada um dos equipamentos de segurança antes de começar o processo de limpeza.

2 – Atenção na hora de abrir a caixa de gordura

Nessa etapa inicial é fundamental ter bastante cuidado. Caso muitos insetos estejam circulando a caixa de gordura, o uso de um inseticida na parte externa da caixa é indicado.

Abrindo a caixa de gordura, provavelmente você vai se deparar com a seguinte situação: Alguns blocos de gordura impregnados nas paredes da caixa.

Nessa etapa, a espátula ou a colher de pedreiro são as nossas aliadas. Com cuidado e vestindo os devidos equipamentos de proteção, desgrude os blocos de gordura aos poucos.

Após retirar toda a gordura, incluindo aquelas que estão na tampa, recolha todos os dejetos e jogue nos sacos de lixo já separados na primeira dica.

3 – O passo a passo mais eficiente para uma limpeza completa

Com a caixa aberta, vamos umedecer toda a estrutura para preparar a aplicação do segredo de uma limpeza profissional: a Pasta Saponácea BYT´S. Nesse ponto, vale um aviso: Não utilize água quente ou soda cáustica. Essas substâncias podem danificar toda a sua tubulação. 

Com o auxílio de um pano ou esponja úmida, friccione a Pasta Saponácea BYTS´S diretamente sobre toda a superfície. Para remover essa poderosa fórmula, basta enxaguar a caixa de gordura com água morna. 

Bacana, certo? O produto da linha BYT´S garante que a limpeza da caixa de gordura só seja uma preocupação daqui a seis meses. Economize dinheiro, tempo e esforço com esse segredo de limpeza.

4 – Encerre a limpeza

A parte mais difícil já acabou, porém, algumas orientações vão dar aquele acabamento perfeito no seu resultado. 

Certifique-se que a caixa de gordura está fechada corretamente, reinstalando cada peça no lugar e checando a vedação da tampa.

Após fechar a tampa, vamos finalizar a limpeza da caixa de gordura limpando o equipamento por fora. Com certeza a parte externa está mais conservada do que a interna. Sendo assim, a limpeza nesta etapa é muito mais simples, basta utilizar o sempre útil pano umedecido em movimentos no sentido horário, começando pelo canto da estrutura. 

5 – Prolongue os bons resultados

Mesmo com dicas para facilitar a limpeza da caixa de gordura, sabemos bem que essa faxina não deve ocupar muito tempo dos seus dias. Dessa forma, quanto mais prolongado forem os resultados, melhor.

Algumas dicas para prolongar os resultados da limpeza da caixa de gordura são:

  •  Anote a data do dia da limpeza da caixa de gordura para manter uma rotina de higienização
  • Nunca utilize produtos inadequados na higienização da estrutura
  • Mantenha toda a cozinha organizada evitando que fatores externos prejudiquem o funcionamento da caixa de gordura
  •  Sempre tenha na dispensa os produtos BYT´S no cuidado com a casa e para a remoção de gorduras.

Este conteúdo foi útil para você?

Nossa equipe está empenhada em trazer dicas práticas para facilitar o seu dia a dia no cuidado com a casa. Além deste conteúdo, também recomendamos:

Lavagem de persianas: O jeito mais fácil de lavar persianas

Cronograma de limpeza da casa: modelo pronto para uma faxina profissional

Veja também

Casa Manchas

Lavagem de persianas: o jeito mais fácil de limpar persianas

22 de fevereiro de 2022

Ver mais
Casa

Cronograma de limpeza da casa: o melhor modelo de organização semanal

17 de fevereiro de 2022

Ver mais
Área externa Casa

Como limpar grelha de churrasqueira? 

14 de julho de 2022

Ver mais