Como limpar o tapete? Resolva esse problema 5 minutos 

Cuidar da casa envolve muitos desafios, entre eles, um dos maiores e que levanta mais dúvidas é o cuidado com o tapete. “Como limpar tapete?” Esse é um dos termos mais procurados na internet na hora da faxina, afinal, esse elemento de decoração e conforto faz toda a diferença no visual e funcionalidade de qualquer ambiente.

O tapete traz o aconchego único de um andar fofinho por todo o ambiente. As crianças se divertem e os adultos aproveitam o conforto de assistir um filme ou conversar com os amigos junto com o companheiro felpudo. Por isso, essa peça merece o melhor cuidado possível.

A limpeza do tapete é importante para a sua preservação e para a saúde de todos no ambiente. Você sabia que o acúmulo de poeira no tapete pode desencadear problemas respiratórios nos moradores da casa? Isso mesmo, até os pets podem sofrer com problemas causados pela poeira.

Outro ponto importante é a estética do tapete. Que tal ter o seu tapete bonito assim como no dia em que você o comprou da loja? Isso é possível com a limpeza correta.

Sem mais delongas, a nossa equipe preparou um passo a passo simples sobre como limpar tapete. Aqui você vai aprender a melhor maneira de higienizar a peça, garantindo aconchego e beleza neste item fundamental de decoração sem gastar seu valioso tempo. Vamos lá? 

Antes de tudo, algumas dicas importantes para cuidar do tapete

Cuidar do tapete é o primeiro passo para preservá-lo por muitos anos. Algumas atitudes simples realizadas no dia a dia podem ajudar e muito a manter o seu tapete impressionando as visitas e fazendo a alegria dos moradores da casa. 

Mantenha uma rotina de limpeza

Uma das dicas que você pode acessar no blog clicando aqui para cuidar da casa como um profissional é a seguinte: Mantenha a constância nas faxinas. O melhor jeito de evitar uma faxina que dure horas e horas e acabe com o seu fim de semana, é realizando pequenas faxinas ao longo da semana. Esse mesmo princípio de uma rotina de limpeza é a dica mais importante para cuidar do tapete.

Procure aspirar o pó do tapete ao menos uma vez por semana. Caso você tenha tempo disponível, o ideal é que sejam duas ou três vezes na semana. Dessa forma, quando chegar no momento da limpeza mais profunda, aquela que de fato recupera o seu tapete, o acúmulo de poeiras não será um problema.

Além disso, essa rotina de limpeza e cuidado com o tapete evita que o material seja desgastado pelo contato com a sujeira. É o jeito mais inteligente de economizar o seu tempo e preservar a mobília da casa. 

No caso de manchas, remova o mais rápido possível

Se você chegou até aqui logo depois de manchar o tapete é um alívio enorme te ter conosco. Cerca de 90% das manchas podem ser completamente eliminadas caso sejam removidas logo depois do acidente. Algumas manchas, como esmalte, por exemplo, podem até endurecer com o tempo, transformando a sua remoção em uma missão difícil.  

Leve este mandamento como um mantra no cuidado com companheiro felpudo: manchou, limpou. E como não poderíamos te deixar na mão, temos um produto incrível, capaz de remover qualquer mancha em poucos segundos e sem bagunçar a casa, inclusive sendo uma limpeza a seco. Confira o passo a passo:

1 – Vamos utilizar o Semorin: Tira Manchas Gordura a Seco no guia.

2 – Pulverize o produto, a aproximadamente, 25 cm da mancha logo depois do acidente acontecer. 

3 – Deixe o produto agir durante 20 minutos. 

4 – Ao longo deste tempo, você perceberá uma formação de uma camada branca onde o produto foi aplicado, esse é o segredo do cuidado do tapete na remoção de manchas. 

5 – Com o devido tempo corrido, retire a camada branca com a esponja já inclusa na embalagem do Semorin: Tira Manchas Gordura a Seco. 

6 – Caso seja necessário, repita o processo.

Viu só como é fácil? Não precisa correr para a cozinha e procurar a escova. Com a ajuda da Semorin você resolve o que era para ser uma grande dor de cabeça em poucos segundos. 

Atenção com as instruções do fabricante

Para cuidar do tapete adequadamente, por vezes é necessário se atentar às instruções do fabricante. Alguns materiais, como o crochê ou a camurça, podem precisar de processos específicos nos cuidados do dia a dia. Para isso, não tem jeito, o ideal é seguir as instruções do fabricante.

Caso você não se lembre qual foi a loja em que o tapete foi comprado, uma boa ideia é basear os seus cuidados no tipo de material no qual a peça é construída. Identifique o tecido do tapete e com isso aplique os devidos produtos. 

Caso você já seja cliente Semorin, cada um dos produtos possui as indicações e contraindicações no nosso site. Essa é uma maneira fácil de identificar o produto certo para cuidar do seu tapete. Ficou na dúvida? Clique aqui e confira a lista de produtos Semorin no cuidado com a casa. 

O passo a passo sobre como limpar tapete 

Com as dicas de cuidado diário devidamente passadas, vamos para o guia que vai facilitar a limpeza do seu tapete de uma vez por todas. Confira o passo a passo sobre como limpar tapete da melhor forma possível.

1 – Vamos remover as sujeiras superficiais da peça antes de começar o processo de limpeza profunda. Passe o aspirador em todo o tapete, sempre procurando realizar os movimentos na mesma direção. Caso você não tenha um aspirador de pó na sua casa, uma vassoura de cerdas macias ou um pano seco podem ajudar a resolver o problema.

2 – Lembra da importância de seguir os cuidados indicados pelo fabricante? Aqui vamos fazer um teste justamente para evitar problemas. Pegue o nosso parceiro no processo de limpeza, o Semorin Limpa Tapetes e aplique uma pequena quantidade do produto em uma parte escondida do tapete. Deixe o produto agir por cerca de cinco minutos. Caso as cores continuem firmes, podemos seguir para o próximo passo. 

3 – Com a ajuda de uma escova de cerdas macias, aplique na mesma direção o Semorin Limpa Tapetes em toda a peça, com cuidado para não deixar encharcar. A dica aqui é começar pelo canto do tapete, na direção da esquerda para a direita, assim você evita limpar a mesma parte duas vezes. Acredite, essa dica vai economizar um tempo enorme da sua vida.

4 – Após cinco minutos, retire o excesso do produto com um pano úmido ou um aspirador de pó, certificando-se que o tapete fique totalmente seco.

5 – Agora é verificar o resultado. Caso alguma mancha tenha persistido depois desse processo de limpeza profunda com o Semorin Limpa Tapetes, repita o processo apenas no local em que existe essa necessidade.

Pronto, esse é o jeito mais simples para entender como limpar tapete de uma forma rápida e eficaz. Com a ajuda da Semorin é possível obter um resultado profissional em um pouco mais de cinco minutos.

Esse processo serve tanto para o seu tapete na sala, quanto em casos mais específicos, como na limpeza do carpete do quarto ou até mesmo no tapete de yoga utilizado por você para se manter em forma. O grande benefício da limpeza a seco é esse: a versatilidade.

Nas peças de camurça, por exemplo, a água é uma vilã no cuidado com o material. Não são poucos os casos de pessoas que nos procuram no Instagram, pois após lavar a peça de camurça com água, perceberam que o material ficou completamente danificado. 

Ficou na dúvida de como limpar tapete? Independente do tipo, esse é o método mais seguro e eficiente, siga os devidos cuidados e garanta o melhor resultado possível em poucos minutos. 

Temos uma surpresa para você

Agora que você já sabe como limpar tapete de todos os tipos, está na hora de aplicar a mesma eficiência em outros processos de limpeza dentro da sua casa. Chega de gastar dinheiro para trocar os móveis ou perder dias faxinando, temos uma infinidade de conteúdo para facilitar o seu dia a dia.

Recomendamos as seguintes leituras para você: 

Guia de cuidados com o banheiro da casa

Passo a passo para lavar roupas na máquina

10 dicas para limpar a casa mais rápido

É um orgulho ter você conosco. Abraços! 

Veja também

Casa Manchas

Lavagem de persianas: o jeito mais fácil de limpar persianas

22 de fevereiro de 2022

Ver mais
Casa

Limpeza da caixa de gordura: 5 dicas que você precisa saber

2 de março de 2022

Ver mais
Casa Móveis

Limpeza de sofá: Dicas para um resultado profissional sem esforço

3 de março de 2022

Ver mais