Cronograma de limpeza da casa: o melhor modelo de organização semanal

18,5 horas semanais. Esse é o número indicado pelo IBGE em 2019, quanto ao gasto de tempo da brasileira média com as tarefas domésticas. Tanto tempo assim pode sim ser reduzido de forma inteligente. Por isso, você precisa conhecer o conceito de cronograma de limpeza da casa e mudar esse jogo de uma vez por todas, chega de passar horas faxinando.

A organização semanal das tarefas domésticas permite que você tenha mais liberdade para fazer o que gosta durante os fins de semana. Esse é um jeito inteligente de pulverizar as obrigações durante os dias úteis, para uma melhor produtividade.

Ficou perdido? Calma, vamos passo por passo. Quer aprender a montar uma rotina de limpeza semanal 100% funcional e fácil de aplicar para que o seu tempo faxinando seja muito mais bem aproveitado? Confira o modelo de cronograma que é guardado às sete chaves pelas empresas de limpeza.

Qual a importância de uma rotina de limpeza semanal?

Em qualquer atividade da nossa vida a organização é fundamental para bons resultados. Seja na faculdade, no trabalho ou em um projeto pessoal, classificar as tarefas que devem ser feitas, definir uma ordem de importância e por fim, agendar a sua execução é a maneira mais inteligente de chegar no objetivo.

Esse mesmo princípio se encaixa perfeitamente na faxina e nos cuidados com a casa como um todo.  

Imagine o quanto de tempo você pode economizar ao definir estrategicamente quais etapas devem ser prioridade na organização da sua casa. Pensando em um longo prazo, essa estratégia também faz toda a diferença na preservação dos seus móveis e estrutura da residência.

Baseado em tudo isso surge o conceito do cronograma de limpeza da casa. Aqui o objetivo é o seguinte: elencar todas as suas tarefas no cuidado com a casa, dividi-las conforme a sua disponibilidade de tempo e ordenar prioridades de urgência conforme a necessidade.

E para que tudo isso represente não apenas uma maior eficiência no cuidado com a casa, mas também uma enorme economia de tempo, a frequência é um ponto fundamental. Como já foi dito em uma das dicas mais bacanas aqui no blog sobre como diminuir o tempo da faxina, a frequência dos cuidados com a casa é o que reduz o esforço necessário para bons resultados.

A criação do nosso cronograma de limpeza da casa tem como base tudo isso que foi dito e um sistema americano responsável por ajudar mulheres a organizarem toda a sua casa em 15 minutos, o Fly Lady.

Inventado pela americana Marla Cilley, o Fly Lady é um método de organização que utiliza a frequência da realização de tarefas para torná-las mais simples de serem concluídas. A ideia é sempre fazer um pouquinho por dia. Resumimos alguns pontos importantes que serviram de base para a montagem do nosso modelo de organização semanal  das tarefas domésticas, confira:

1 – Comece sempre pela cozinha

Existe coisa mais desagradável do que uma pilha cheia de louças para lavar? Bom, esse é apenas um dos desafios na faxina da cozinha. E como nos sentimos mais motivados durante as primeiras tarefas do dia, é uma ótima ideia começar justamente por esse lugar. Faça um esforço e organize a cozinha logo no início da semana para acabar de vez com essa obrigação.

Para manter a limpeza da cozinha durante toda a semana, a dica é ficar atento principalmente na pia, esse é o maior foco de bagunça do cômodo. Nunca deixe a louça acumular e implemente o hábito de lavar copos, talheres e pratos, logo depois do seu uso.

2 – Espalhe lembretes em lugares estratégicos

Estabelecer uma nova rotina de hábitos não é uma tarefa simples, especialmente nas primeiras semanas. Para evitar que você esqueça de alguma tarefa ou novo hábito da sua organização semanal de tarefas domésticas, os lembretes são grandes aliados.

Colocar um post-it na geladeira te lembrando da importância de manter a pia limpa, por exemplo, é uma ótima forma de evitar que a louça se acumule por desatenções. Outra dica indispensável é um post-it no canto do fogão lembrando sobre o uso do Limpa Forno e Fogão 2×1 ao menos uma vez por semana para deixar o eletrodoméstico como novo.

Caso você queira evitar um monte de papeizinhos espalhados pela sua casa, uma ótima solução é acionar esses lembretes no seu celular. Pode ser em pontos de checklist nos aplicativos de anotações ou como alarmes que são disparados recorrentemente, o importante é que te ajude a lembrar de tudo sobre o cronograma de limpeza da casa.  

3 – Tenha bons produtos para facilitar a sua vida

Essa é uma das dicas mais importantes de todo o texto. Não tem jeito, resultados extraordinários necessitam de aliados extraordinários. Pense por exemplo em um desfile da moda, para que cada modelo desfile da melhor maneira possível, é fundamental que a coleção esteja deslumbrante.

Na organização semanal das tarefas domésticas a lógica é a mesma. Para que você consiga manter uma rotina de limpeza semanal eficiente, bons produtos são indispensáveis. Felizmente você está no Blog da referência do assunto desde 1965. Clicando aqui você confere um checklist completo para atualizar os seus materiais de limpeza com o que existe de melhor na linha Semorin.

E para te provar que com a ferramenta certa o seu tempo será gasto de uma maneira muito mais eficiente, confira o quanto tempo leva para usar alguns dos produtos Semorin que resolvem os seus problemas:

Churrasqueira enferrujada? Seriam horas e horas para tirar a ferrugem do equipamento e poder aproveitar um churrasco com a família. Com Byts Limpa Churrasqueiras são apenas 30 minutos do produto agindo, para que a sua churrasqueira fique como nova.

A panela está engordurada? Chega de forçar o seu braço em lavagens cansativas e pouco produtivas. O Byts Limpa Inox e alumínio resolve seu problema em poucos segundos.

Viu só? Com o companheiro certo, algumas dores de cabeça enormes deixam de existir na sua faxina.

4 – Coloque tudo isso no papel

Ao colocar a sua rotina em um papel, você está assinando um contrato com você mesmo. Planejar as faxinas e registrá-las de alguma forma é como firmar um compromisso de que aquela tarefa precisa ser realizada da melhor forma possível.

Uma dica importante nesse ponto é dividir todas as tarefas em períodos pequenos de trabalho. Um exemplo: ao invés de “faxinar a cozinha” divide a tarefa em partes como “lavar a louça” e “organizar as panelas nos armários”. Essa é uma forma inteligente de evitar aquela preguiça que o nosso cérebro envia para todo o corpo na iminência de tarefas grandes e trabalhosas e nos ajuda a entender melhor o cronograma de limpeza da casa.

O melhor cronograma de limpeza da casa

Com as explicações devidamente dadas, você está mais do que preparado para aplicar na prática um modelo de organização semanal das tarefas domésticas. Lembre-se de tudo o que foi dito aqui e utilize o nosso modelo como uma base para você se organizar. Caso seja necessário, não tenha medo de realizar pequenas alterações.

Segunda-feira

Trocar toda a roupa de cama e toalhas do banheiro

Colocar as roupas para lavar com a linha Semorin

Juntar todo o lixo da casa e levá-lo para fora

Terça-feira

Faxina completa no chão e armários da cozinha

Limpar os eletrodomésticos

Limpar vidros e azulejos da cozinha

Quarta-feira

Varrer a sala, os quartos e o banheiro

Tirar o pó dos móveis

Lavar o vaso sanitário

Trocar as toalhas de banho

Colocar as roupas para lavar com a linha Semorin

Cuidar da área externa da casa

Quinta-feira

Aspirar os tapetes e carpetes da casa

Tirar o lixo para fora

Sexta-feira

Lavar o box do banheiro

Limpar os espelhos com Byts Limpa Vidros 3×1

Tirar o pó dos móveis

Criar checklist com os alimentos que faltam na sua dispensa

Sábado

Varrer a casa inteira

Ir ao supermercado com o checklist em mãos

Colocar as roupas para lavar com a linha Semorin

Tirar o lixo para fora

Domingo

Organizar as compras e definir um cardápio semanal

Recolher e passar as roupas para uso durante a semana

Definir metas e objetivos para a próxima semana

Esse é um cronograma de limpeza da casa prático, você pode aplicá-lo na sua rotina agora mesmo. A recomendação é sempre ir ajustando essas tarefas conforme a sua disponibilidade de tempo. Não esqueça de seguir as dicas que embasaram todo esse cronograma, lembre-se que com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

Também temos uma surpresa para você! Precisa de ajuda para organizar de forma prática esse cronograma de limpeza da casa dentro da sua rotina? Baixe o nosso planejador diário. Essa é uma ótima ferramenta para materializar as suas metas, seguindo a metodologia Fly Lady.

Gostou do conteúdo?

É uma alegria imensa ter a sua presença aqui no nosso Blog. Temos outros conteúdos como esse que podem ajudar a facilitar o seu dia a dia com dicas práticas e guias poderosos na faxina de todas as partes da sua casa.

Leia mais em: Como limpar o tapete? Resolva esse problema em 5 minutos

Veja também

Área externa Casa

Como limpar grelha de churrasqueira? 

14 de julho de 2022

Ver mais
Casa Manchas

Como limpar o tapete? Resolva esse problema 5 minutos 

13 de fevereiro de 2022

Ver mais
Casa

Limpeza da caixa de gordura: 5 dicas que você precisa saber

2 de março de 2022

Ver mais