Limpeza de sofá: Dicas para um resultado profissional sem esforço

O sofá é um dos nossos maiores companheiros dentro de casa. Pense no número de horas que você já passou sentado aproveitando um bom filme com a família, conversando com amigos ou conhecendo uma pessoa especial. Sem dúvidas, esse é um dos móveis mais importantes na decoração e para a funcionalidade de qualquer ambiente. Como não poderia ser diferente, a limpeza de sofá é uma das maiores dúvidas durante a faxina.

Higienizar completamente o sofá garante o móvel bonito como no dia em que saiu da loja e mais anos e anos de durabilidade. Investir no cuidado com o sofá é prolongar a sua utilidade e aumentar todos os benefícios, uma das decisões mais inteligentes que você poderia fazer.

Que tal cuidar desse assunto assim como um profissional e ainda poupar esforços? Parece bom demais para ser verdade, mas com os materiais certos e disciplina para seguir um passo a passo detalhado, os resultados são consequência. Continue com a gente na leitura e conheça as melhores dicas para uma limpeza de sofá incrível.

O que vamos precisar para limpar o sofá?

Antes de qualquer dica, o mais importante é separar tudo que será utilizado para a limpeza do sofá. Selecionamos os produtos pensando em um processo de limpeza de sofá comum, aquele realizado no dia a dia e em situações mais específicas, como na remoção de uma mancha.

De qualquer forma, a dica é sempre ter esses produtos na dispensa. Pense na seguinte situação: Reunião de amigos, conversa boa, aquele clima gostoso de fim de semana chegando. Tudo bem, até que um dos convidados passa um pouco do ponto e derruba uma taça de vinho inteira no seu sofá branquinho. O horário já passou da meia noite, nenhuma loja vai te socorrer.

Materiais de limpeza

Parece um filme de terror, certo? Para evitar esse tipo de situação e resolver o problema sem dores de cabeça ou preocupação no dia seguinte, o ideal é agir imediatamente. A maior parte das manchas pode ser removida quando tratada corretamente logo depois de surgir. Com o passar do tempo, esse trabalho de remover manchas do sofá se torna mais difícil e pesado.

Aproveite o seu tempo para colocar em dia a dispensa com os seguintes produtos e utensílios que vão nos ajudar ao longo de todas as dicas na limpeza de sofá:

Como limpar o sofá no dia a dia

Para as limpezas do dia a dia, a dica é evitar molhar o sofá. O motivo é bem simples: sabemos que o seu sofá é grande e pesado e um processo de secagem pode não ser dos mais rápidos. Mas, mesmo sem molhar o sofá é possível fazer uma boa limpeza seguindo algumas dicas.

A primeira é manter uma rotina de limpeza compatível com o seu dia a dia. Pense nas compras do mercado, por exemplo. Quanto mais tempo você fica sem ir ao mercado, maiores são as necessidades da casa na hora de fazer as compras. A mesma lógica se aplica na limpeza de sofá. Quanto maior for o tempo sem fazer aquela faxina no protagonista da sua sala, mais trabalhoso será alcançar um bom resultado na limpeza.

Mas pode ficar tranquilo, para criar essa rotina de limpeza não é necessário abrir planilha no excel, baixar aplicativos no celular ou consultar uma faxineira profissional, a Semorin já fez isso para você. Clique aqui e acesse um cronograma de limpeza completo.

Para o dia a dia, a recomendação é a seguinte:

1 – Aspire duas vezes por semana todo o estofado, com foco nos cantos e vãos.

2 – Em caso de manchas, aplique o Pré Lavagem Semorin, o produto é perfeito para trabalhos rápidos, mas que precisam de um pouco mais de atenção.

https://www.youtube.com/watch?v=uUokWqyyJNU

3 – Para um acabamento perfeito, utilize um pano úmido para auxiliar a retirar o restante do pó e o que sobrou da aplicação do produto após a sua ação anti mancha.

Um ponto importante e dica para qualquer limpeza que envolva produtos químicos é o teste de reação. Sabe quando você vai pintar o cabelo em um salão de beleza e antes de aplicar a tinta em todos os seus fios, o cabeleireiro aplica apenas em um lugar escondido? Aqui o objetivo é o mesmo, aplicando um pouco do produto químico em uma parte escondida do sofá, você evita reações indesejadas e já tem um vislumbre da eficiência da solução. 

Simples, né? Em menos de 10 minutos por semana você garante que o seu estofado fique com aquele aspecto incrível, perfeito para impressionar qualquer visitante. E lembrando que esse é um ótimo investimento para o seu bolso, afinal sabemos bem do preço salgado dos consertos de sofá ou até a troca do móvel.

Preserve aquilo que é seu, garanta que a sua casa seja um verdadeiro lar. Precisa de ajuda na limpeza do sofá? A Semorin está com você.

Mancha no sofá: como limpar sem esforço

Como limpar manchas no sofá? Essa é uma das perguntas mais comuns na internet. O nosso Instagram está lotado de mensagens de pessoas que não conseguiram resolver esse problema com os produtos padrão do mercado. É um alívio enorme que você tenha chegado até aqui.

Logo de cara, um aviso importante: Fuja das receitas mirabolantes da internet para tirar manchas no sofá. Com uma rápida pesquisa é possível encontrar pessoas indicando bicarbonato de sódio, vinagre e até mesmo água oxigenada, uma substância com alta capacidade de desbotar as cores de qualquer estofado.

mancha sofá

Esse tipo de produto não foi feito pensando na limpeza do seu sofá e com certeza trará resultados insatisfatórios. Pense no carinho que você tem pelo móvel e o valor investido nele e reflita se vale a pena colocar tudo isso em jogo por receitas caseiras que prometem resolver na hora qualquer mancha no sofá. 

Dito isso, vamos para a melhor dica que você poderia receber hoje. Recomendamos um tira manchas para o dia a dia, mas em casos mais complexos, uma fórmula mais potente é essencial. O que existe de mais poderoso no mercado é o Tira Manchas Pó OXY Power.

Formulado com o poder do oxigênio, o produto é ideal para remover manchas de café, vinho tinto, gordura, caneta e até alimentos como frutas e sucos. Sabe aquela reunião com os amigos que virou um problemão? O tira manchas mais poderoso da Semorin recupera a noite em menos de 30 minutos.

O passo a passo para tirar manchas do sofá é o seguinte:

  • Dissolva totalmente 1 e meio de copo dosador (já incluso no produto) em 100ml de água morna em um pote de plástico até o pó dissolver e formar uma espuma cremosa e efervescente.
  • Em seguida, aplique a mistura diretamente na área da mancha e deixe agir por 30 minutos. Durante esse tempo, vale a pena dar uma leve mexida no produto com uma escova de cerdas macias para que o poderoso tira manchas não seque.
  • Retire o restante do produto com um pano macio. 
  • Pronto, em 30 minutos o seu problema está resolvido. Sem bicarbonato de sódio, vinagre ou qualquer outra solução digna de professor bugiganga. É aquilo que funciona e o mercado comprova, é o Tira Manchas Pó OXY Power fazendo o trabalho pesado parecer simples.

Ajudamos você?

Viu só? A limpeza de sofá pode ser mais simples do que parece, tudo o que você precisa é dos equipamentos certos e um pouco de informação. Para te ajudar um pouco mais, montamos um fluxograma para fixar todas as dicas desse post.

Baixe a imagem no celular e não se esqueça das nossas dicas.

Vá além de resolver as manchas no sofá e encontre soluções em:  

Lavagem de persianas: passo a passo completo

Veja também

Casa Manchas

Como limpar o tapete? Resolva esse problema 5 minutos 

13 de fevereiro de 2022

Ver mais
Casa Manchas

Lavagem de persianas: o jeito mais fácil de limpar persianas

22 de fevereiro de 2022

Ver mais
Área externa Casa

Como limpar grelha de churrasqueira? 

14 de julho de 2022

Ver mais